O Twitter sufocou os blogs?

Infelizmente sim, com a chegada do Twitter os blogs foram sufocados em questão de comentários.

A maioria das pessoas passaram a dar RT nos artigos em que gostam em vez de comentá-los, e isso é horrível porquê dar RT não é a mesma coisa que comentar dando opiniões e sugestões. Tudo que um blogueiro mais quer é receber de volta um feedback para que ele tenha consciência do que pensam os seus leitores e também para ampliar o conhecimento de seus artigos abordados.

Eu quando vejo os blogs norte-americanos fico de queixo caído ao ver a quantidade de comentários que eles recebem, é cerca de 50 comentários por cada post, sem exagero, fico imaginando o quanto os blogueiros se sentem felizes e motivados com isso.

Aqui no Brasil não é lá essas coisas, e com a chegada do Twitter o número de comentários em blogs caiu drasticamente, ou seja, piorando ainda mais a situação.

Eaí, a culpa é somente do Twitter? Acredito que não!

Na minha opinião uma parcela dessa culpa está em mim, em você, nas pessoas. Parece que derrepente nós perdemos a consciência do valor que é um comentário, do valor que é expor nossas idéias, dar sugestões, fazer debates e expandir o conhecimento.

Outra parcela de culpa dessa decaída drastica de comentários é a qualidade das matérias e também dos artigos duplicados.

Muitos blogueiros desanimados com a queda de comentários em seus blogs ou pela falta de tempo acabam postando qualquer coisa só para não deixar o seu blog parado no ar, e essa falta de atenção e compromisso com o conteúdo do post fez a qualidade do blog cair, consequentemente o número de visitantes diminui e adeus aos comentários.

Os artigos duplicados, ou mesmo, um mesmo artigo postado em vários blogs, tem desanimado os leitores em comentar, pois eles enxergam isso como falta de criatividade dos blogueiros.

Tem uma frase que diz assim: "Nada muda enquanto eu não mudar".

Acredito que se nós blogueiros melhorarmos a qualidade de nossos posts e passarmos a comentar mais nos blogs alheios essa decaída de comentários vai passar e com certeza essa influência negativa do Twitter nem vai pesar tanto. E não podemos esquecer também que o Twitter tem o seu papel positivo na questão de divulgação dos blogs.

Acredito que agora mais do que nunca depende de nós para mudarmos essa situação, e enquanto essa realidade não muda os blogs seguem respirando, um pouco sufocados, mas respirando.

11 Comentários:

João Moreira disse:

Ivan

Também acho que o Twitter não é o grande vilão, mas os nossos hábitos.

Creio que ainda estamos aprendendo a interagir com esta tendência de ler, refletir, comentar e tuitar. Mas cá entre nós: retuitar também tem este lado o do comodismo, não?

Quantas vezes anteriormente ao Twitter não recebemos ou lemos comentários ocos e sem ligação com o tema ou a linha do blog?

Ler, comentar e tuitar seja como coçar: é só começar! Forte abraço;

@Herege

Fábio C. Martins disse:

Ivan, na minha opinião, o twitter é o reflexo da falta de bons conteúdos, a falta de criatividade e, ainda, a preguiça na leitura.

140 caracteres é confirmar que a correria e a rapidez da informação tomou o cotidiano da população mundial, não se permitindo a novas descobertas.

Infelizmente, somos obrigados a conviver com isso. Mas ainda tenho fé em melhores dias.

Abraços e parabéns pela observação.

@bloggerbrasilis disse:

Utilizo o TweetDeck e a todo momento chegam mensagens publicadas no meu Twitter e também no Facebook. Eu acredito que a informação na web vem cada vez mais se banalizando e as pessoas tem pouca coisa o que comentar sobre elas. Talvez essa seja uma característica do brasileiro, que gosta mais de ler do que comentar - eu já percebi que os americanos e europeus gostam muito de comentar em blogs. E as pessoas geralmente só comentam quando o assunto é polêmico e interessante. Poucos são os produtores primários de notícias, como agências e jornais. A maioria absoluta da web é pura e simplesmente reprodução. Quando um fato acontece e é divulgado por algum site de grande importância a maioria simplesmente repete a informação ao longo do dia. De qualquer forma, o Twitter pela sua rapidez e praticidade atinge de alguma forma a frequência dos blogs e sites em geral, pois as pessoas hoje querem cada vez informação mais rápida e não estão dispostas a ler artigos muito longos. Para medir a importância do Twitter, basta citar que o Estado de Sítio no Equador foi decretado pelo Presidente através deste site!!!

ismaelita disse:

ola amigo!
gostei muito do post nunca havia pensado nisto, mas todavia eu particularmente acho que depende de nós se comentarmos mais consequentemente receberemos mais comentários,vaelu a paz

Consultor Previdenciário disse:

É verdade, a falta de comentários dá impressão que o assunto tratado não foi interessante para nenhuma pessoa.

VivercomSaúde

Cândido Moreira disse:

Olá,
Primeiramente o link do seu blog para deixar o comentário é pequeno e de uma cor muito neutra, eu particularmente demorei para achar onde estava o link. (além de ser um possível problema do site, mostra que eu ando comentando pouco...)
Mas aproveito a oportunidade para colocar o Google como um fator. Eu mesmo usando o Google Analytics observei que a grande maioria de minhas visitas vem de pesquisas no google. Assim me preocupo de estar sempre publicando algo para poder um banco de dados grandes para a pesquisa. Consequentemente o nível cai e as pessoas não comentam. Mas é certo, é do me dedicar numa postagem que aparecem os comentários.
Abraços

Erik disse:

Eu tava pensando em dar um RT nesse post, mas preferi comentar antes hahahaha!
È verdade isso, a melhor coisa para um blogueiro é receber comentarios nos posts, é saber que tem alguém que se interessa por aquilo que escrevemos, pesquisamos e publicamos.Mas hoje em dia, com a rapidez do twitter é mais facil dar RT do que opinião.

Unknown disse:

Ah que isso sim o Twitter interfere um pouco mesmo. Mas tem aquele porém, Twitter é modinha como outros sites assim por dizer.
Blogs são mais interessantes, porque tem a junção de conhecimento com curiosidades. O que você quiser saber, sempre terá um blog com as respostas para as suas perguntas e isso é fato.

Abraços. :*

MEDO B disse:

Hum tenho que discordar.
O twitter me deixou mais perto dos leitores, é uma excelente ferramente de divulgação e feedbeck.

Quanto aos comentários, aqui no Brasil os leitores nunca foram muito de comentar, mas a questão mesmo está no conteudo dos posts e na motivação para um comentário ou não.

No meu blog tenho posts q passam de 150 comentários, e alguns que não chegam a 10...

www.medob.com.br

Anônimo disse:

O público de hoje em dia anda é muito preguiçoso. A maioria não lê nada que tenha mais de 10 linhas e não possua um video para acompanhar. Se nem isso fazem, imagina comentar. Outro grande problema são os próprios blogueiros que utilizam as áreas de comentários para dizer qualquer besteira procurando um retorno do blog em questão. Isso é um pé no saco. As pessoas tratadas como números. Acabou-se o mérito e iniciou-se o oportunismo.

Ótimo artigo.

H.Pascoal.Õ/ disse:

realmente concordo. Tbm sou blogueiro e a falta de comentário desestimula muito o seu ânimo de postagem.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!