Como passar em concursos públicos

Fique atento com os erros comuns, entretanto fatais:

■ Começar a estudar apenas quando o edital é publicado.

■ Estudar sem planejamento, sem organização e sem objetividade. O fracasso normalmente está relacionado à falta de metodologia de estudo.

■ Apostar todas as 'fichas' em apenas um concurso.

■ Achar que vai passar no primeiro concurso que faz.

■ Achar que pode passar em todo e qualquer concurso. O candidato precisa lidar com as próprias limitações.

■ Desistir diante do primeiro fracasso.

■ Dar ouvidos a histórias de sucesso meteórico, tais como a de candidatos que se colocam como superdotados, que nem estudaram para o concurso, que gabaritaram a prova, etc… Estas histórias são falaciosas e omitem todo esforço pessoal do indivíduo até a aprovação.

■ Subestimar os conhecimentos básicos exigidos nos concursos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, informática, Raciocínio Lógico, etc…).

■ Estudar demasiadamente, sem respeitar horas de descanso, sono e algum lazer.

■ Não cuidar do equilíbrio emocional, exigindo mais de si mesmo, além das suas possibilidades.

Dicas para se dar bem:

■ A primeira coisa que alguém que decidiu se preparar para concursos públicos precisa saber é que existem procedimentos e atitudes fundamentais para propiciar o sucesso.

■ Assuma uma atitude positiva e vitoriosa. Focalize seu desejo de realização no seu sonho de aprovação.

■ Estudar com antecedência SEMPRE. Lembre-se que passar em concurso é projeto de médio/longo prazo. Nunca deixe para estudar apenas quando o edital é publicado.

■ O concurseiro é como um atleta: quanto mais treino melhor a performance. Portanto, o exercício do concurseiro é o estudo sistemático.

■ Dominar a norma culta e as regras gramaticais da Língua Portuguesa é passo fundamental no processo de preparação para concursos públicos. Isso também se refere à interpretação de texto. Um percentual relevante das possibilidades de acerto de uma questão se refere à sua correta interpretação.

■ Os candidatos que se planejam, que se auto-analisam, que se organizam adequadamente e que sabem administrar o tempo, em geral, apresentam bastante vantagem competitiva em relação aos demais.

■ O sucesso em concursos, de modo geral, está relacionado a uma experiência cumulativa. Isto é, quanto mais concursos você faz, mais você ganha segurança e domínio das estratégias de prova.

■ As provas são compostas por questões fáceis, medianas e difíceis. É importante analisá-las previamente para que sobre algum tempo para a resolução das perguntas mais complexas.

■ Apostar as fichas em vários concursos é importante. Lembre-se que você pode estar trabalhando naquela empresa pública que não era dos seus sonhos, enquanto você espera sair o edital da instituição que você deseja. Este é o famoso 'concurso escada'. O salário que você já estará ganhando é que irá subsidiar o seu sonho. Além disso, você terá mais tempo e dinheiro para investir nos seus estudos. Fora que não terá mais a pressão e a expectativa sobre você quanto à sua aprovação.

■ Não se deixar tomar pela ansiedade. São muito raros os casos de pessoas que passam nos primeiros concursos que fazem. Vejam a história das pessoas que atingiram o sucesso em concursos. Certamente, são pessoas que se auto-superaram, aprenderam mediante as próprias limitações/frustrações e não se intimidaram com o fracasso.

■ Dormir bem é muito importante. O sono é fundamental para a fixação do conhecimento.

■ Cuide do estado emocional. Faça psicoterapia, relaxamento, atividades físicas e etc. Em suma, o que for necessário para manter o seu equilíbrio mental e físico. Muitos excelentes candidatos têm fracassado por falta de controle emocional e estresse.

Como um candidato deve se preparar para um concurso?

■ Procurar um curso preparatório especializado na área que deseja e de qualidade. Desconfie de cursos muito baratinhos. Também tome cuidado com apostilas vendidas pela internet e as que estão lacradas em bancas de jornais. É importante avaliar a forma como o conteúdo é apresentado antes de comprar.

■ Faça muitas provas de concursos passados.

■ Evite concursos com exigências de conteúdos que você não domina. Por exemplo, se você tem dificuldade em matemática, procure concursos que não exijam esta matéria. Exceto que você queira superar este desafio também.

As famosas pegadinhas:

■ Nas provas de informática, observe as ações relacionadas aos botões dos softwares (tanto os do pacote Office da Microsoft, quanto os de software livre como os do BR Office, assim como dos navegadores – internet Explorer e Mozilla). Você precisa reconhecer “quem é?”, “para que serve?” e “o que acontece quando se clica no botão?”.

■ Cuidado com as seguintes palavras nas opções de respostas das questões de múltipla escolha: não, exceto, correta, incorreta, maior, menor, único.

■ As questões aparentemente muito fáceis podem ocultar pegadinhas.

via: maisdicas.

1 Comentário:

Anônimo disse:

Entro no seu blog pela primeira vez e dou de cara com esse post : EXCELENTE!

Eu prestei concurso e passei em 3ºlugar... EEEEEEEE

http://cogumex.blogspot.com/

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!