Você sofre de solidão?

Alguma vez você já se sentiu só? Você já procurou entrar fundo nesse sentimento de solidão para perceber o que acontece?

No vocabulário de língua portuguesa a palavra "solidão" significa: estado de quem se sente ou está só.

A solidão é um estado interno, a princípio um sentimento de que algo ou alguém está faltando. Uma sensação de separatividade e desconexão com algo ainda inconsciente, sendo que numa visão espiritualista é a separação de Deus, Eu Superior, Self, Vida ou o Todo.

Ao meu ver, existem dois tipos de solidão: 1)Real; 2)Imaginária.

1) Real: O ser humano é um ser social, necessita de companhia, de ser reconhecido, amado, aceito, de sentir-se pertencente a alguém ou a um grupo familiar, social, de trabalho, etc. Na falta de um ou de todos esses grupos, tende a sentir a dolorosa sensação de solidão.

2) Imaginária: É aquela em que, mesmo na presença de alguém ou de um grupo, o individuo se sente só.
Portanto, mesmo tendo um(a) companheiro(a), uma família, estar rodeado de amigos, o ser humano sente um vazio interior, tristeza e solidão.

Visto por esse ângulo, a solidão é um estado da alma, um vazio do coração.
Neste caso, por mais que o solitário busque preencher esse vazio interior do lado de fora, não irá conseguir, pois é uma necessidade interna, de seu espírito.

Muitos buscam preencher esse vazio interior com drogas, sexo, bebida, jogos, comer compulsivamente, ou se ocupar trabalhando em excesso (Workaholic). Em todos os casos, essa fuga ilusória não resolve a sua solidão, pois o vazio interior continua presente.

É importante ressaltar que essa solidão, esse vazio interior é uma prova do quanto a pessoa está alienada, distante de si mesma, de sua essência divina, sua verdadeira natureza.

Atualmente, existem em algumas cidades muitas pessoas que já moram só e que apresentam uma vida bastante independente. Não podemos dizer que são pessoas solitárias, desde que elas se sintam em paz com essa situação. Entretanto, o que se mostra é que o sentimento de solidão pode estar presente em qualquer lugar ou situação. A pessoa pode sentir solidão durante uma festa com os amigos, no trabalho e até mesmo dentro de casa com a própria família.

Cada ser humano vem sozinho ao mundo, atravessa pela vida como uma pessoa separada e morre finalmente sozinho. As fases de passagem pela vida física e para além dela trazem muitas experiências, onde tudo é passageiro e impermanente. As situações, os encontros e os fatos da vida surgem, permanecem por algum tempo e se vão.

Portanto, procure refletir quando estiver sentido solidão. Com o que você ainda está resistindo no seu momento atual? Existe algo que precisa partir e você ainda não percebeu ou não aceitou essa possibilidade?

A idéia da separação e do estar só é apenas uma ilusão, pois nada se vai totalmente e nada está separado. Ficará sempre a lembrança no qual contém toda a experiência e vivência ocorrida o que é muito rico.

Perceber que você está se sentindo só é muito importante para o seu crescimento. Utilize desse sentimento como uma alavanca para assumir plenamente a sua vida, para agir a partir de si, fortalecer a sua base e seguir em frente, manifestando a sua própria força dentro dos seus objetivos.

Tenha a sua própria companhia, dê atenção, escute, e acolha aquilo que você é e manifesta. Seja o seu melhor amigo. A partir de então, você perceberá que a solidão deixará de existir naturalmente.

via: institutouniao & somostodosum.

3 Comentários:

Leila Franca disse:

Olá,

Esse texto é muito verdadeiro. Gostei de ler. Acho que muita gente sofre de solidão e até mesmo se envolve com pessoas com as quais não têm a menor afinidade só para não ficar sozinhas. Eu me dou muito bem com a solidão, adoro ficar sozinha, pois me sinto mais a vontade para tomar minhas decisões e fazer as coisas que realmente quero e gosto de fazer.

Victinho disse:

Acredite não existe melhor remédio para a solidão do que Deus.
Na maioria das vezes para se completar basta procurar a Deus e tudo vazio se preenche.
Excelente post,
abraços,
Vitor.

AgnAlice disse:

muito bem... parabens pelo texto!!


o que eu posso dizer ...

não me sinto só ...
tenho vc amigo :) para compartilhar meus medos e minhas alegrias ...

eu não me sinto só nem quando estou sozinha ...


mais ainda eu preciso as vezes me sentir só para enxergar por onde estou andando... sem que isso me faça ter sentimento de solidão

mais eh verdade ... as vezes sou um passarinho sem ninho ...
é... todos nós somos ....
somos seres que buscam adaptação ... e isso eh constante!!!


amo você s2

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!