Dor de rejeição e vícios estão localizados na mesma área do cérebro

Paixão interrompida faz pessoa lutar contra sentimentos, atitude semelhante à de viciados.

A dor e a angústia sofrida pela rejeição do parceiro em um relacionamento amoroso pode ser resultado da atividade de partes do cérebro associadas ao vício, à motivação e a recompensa, segundo um estudo publicado no Journal of Neurophysiology.

Os resultados do estudo podem ajudar a entender porque sentimentos relacionados à rejeição romântica podem ser difíceis de controlar e, como consequência, causar introspecção e comportamentos extremos que vão do homicídio ao suicídio.

Isso porque, segundo os pesquisadores, suas descobertas fornecem provas de que a paixão “é um estado de motivação orientado para metas em vez de uma emoção específica e que seus resultados são consistentes com a hipótese de que a rejeição romântica é uma forma específica de dependência".

Aqueles que estão lidando com uma rejeição romântica podem estar lutando contra um sistema de sobrevivência que parece ser a base de muitos vícios, segundo a teoria.

No estudo, os pesquisadores usaram uma ressonância magnética funcional para gravar a atividade cerebral de 15 jovens, homens e mulheres heterossexuais que tinham tomado um fora recentemente, mas ainda estavam apaixonados pela pessoa que a rejeitou. A duração média desde o começo da desilusão até a inscrição dos participantes foi de 63dias e todos os participantes tiveram alta pontuação em um teste psicológico que mediu o grau de paixão sentida. Todos eles disseram que gastaram mais de 85% de suas horas vagas pensando na pessoa que o rejeitou e que ansiavam pela sua volta.

Ainda como parte do estudo, cada participante observou uma fotografia do seu ex e então completou um simples exercício matemático como forma de distraí-lo de seus anseios românticos. Por fim, viram outra foto, desta vez de um amigo. Com isso, os pesquisadores descobriram que olhar para fotografias dos ex-namorados estimulava mais áreas-chave dos cérebros dos participantes do que as fotos “neutras”.

Fonte: R7 Notícias.

2 Comentários:

Principe Encantado disse:

Boa e interessante a matéria Ivan.
Abraços forte

Márlon Silva disse:

Realmente, paixão é um vício. Mas não há clínica de reabilitação para o seu tratamento. O jeito é se curar na marra. Comprem uma boneca inflável ou um consolo ou até mesmo um DvD da Rita Cadillac(rs).

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!