Tem pão velho?


Era um fim de tarde de sábado. Eu estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interrompida por um garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:

- Dona, tem pão velho? Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança. Olhei para aquele menino tão nostálgico e perguntei:

Onde Você mora? - Depois do zoológico.

- Bem longe, hein? - É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer
- Você está na escola? - Não. Minha mãe não pode comprar material
- Seu pai mora com vocês? - Ele sumiu. E o papo prosseguiu, até que eu disse:
- Vou buscar o pão. Serve pão novo?
– Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é suficiente.

Esta resposta caiu em mim como um raio. Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor daquela criança, daquele menino de apenas 9 anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga. Caros amigos, quantas lições podemos tirar desta resposta:

"Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é suficiente!"

Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor!

Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa... e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem.

Este pão de amor não fica velho nunca, porque é fabricado no coração de quem acredita Naquele que disse: "Eu sou o pão da vida!"

Verifique quantas pessoas talvez estejam esperando uma só palavra sua...

Ana Luzia Tocafundo

1 Comentário:

Drauzio Milagres disse:

No falar, no olhar, no sorrir e no toque se pode transmitir uma quantidade tão grande de amor que é o suficiente para alimentar a solidão da pessoa naquele momento.

Conheço pessoas que guardam pão para dar quando a "incomodam" mas meus pais me ensinaram a dar somente aquilo que esteja nas exatas condições de qualidade de consumo como se fossem para nossos filhos.

Que possamos sempre dar pão novo, fresquinho e quentinho.

Um abraço.

Drauzio Milagres

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!