O título de sua postagem pode ser a primeira barreira entre você e seu leitor. Transfor-me em seu parceiro. Ele é a fração de segundos que vale os dois ou três minutos que o leitor pode investir naquilo que você escreveu.
Vale a pena, portanto, dedicar pelo menos dois ou três minutos construindo um bom título.
Se o leitor já conhece suas qualidades ou se é seu amigo há a chance de ele ler o texto mesmo mesmo sendo o seu título ruim.
Mas nesse meio tempo você certamente perderá muitos leitores que não são seus amigos ou mesmo que ainda não sabem que você é esse "mestre-dos-magos" das palavras e dos argumentos.
Mais do que dar uma fórmula mágica, prefiro que você compreenda o raciocínio que leva a um bom título para um artigo.
Reflita de como seu leitor chega até você
Há 4 possibilidades principais. Talvez no futuro haja mais.
Seu leitor chega até você (1) por um mecanismo de busca, (2) pelo agregador de feeds (3) clicando em um link e (4) digitando a sua (URL) no navegador.
Através de cada uma dessas possibilidades incidem fatores que você deve levar em conta na hora de construir um título.
Se o leitor chega por um mecanismo de busca
Se ele encontra um título seu em um mecanismo de busca, há a grande possibilidade de o internauta não ser seu leitor. Por isso, antes de mais nada, considere algumas técnicas para que o título do post apareça nos mecanismos de busca e não o nome do seu blog.
Assim:
Agora que você já aplicou essas simples mas efetivas melhoras técnicas, imagine que um de seus artigos aparece na primeira página do buscador mais popular durante a busca de um internauta.
Digamos que, o internauta procurava alguma coisa que ensinasse como alimentar seu coelhinho de estimação.
Infelizmente, o seu artigo que tratava exatamente de como você alimentou seu coelhinho de estimação estava com o título “Minhas viagens”. Jamais o internauta vai clicar nisso.
Ele vai dar prioridade para o artigo que está logo abaixo do seu onde se lê algo assim: “Alimente seu coelhinho de estimação e seduza… a atenção do leitor”.
Não serve para coelhinhos de estimação, mas está mais próximo do que o internauta procura.
Se o leitor chega através de feeds
Aí a história muda de rumo. Se o interneuta assina o seu feed ele já é o seu leitor. Jogo ganho, certo?
Não!!! Provavelmente ele é leitor de dezenas, talvez centenas, de outros feeds.
Agora quero que você imagine esse leitor abrindo o seu agregador. Milhares de novas entradas estão acumuladas esperando para serem lidas.
Ele clica nos índices e passa os olhos rapidamente primeiro por onde, enquanto posts e mais posts escorrem diante dele?
Você sabe. Aquela coisa com letras grandes que fica acima de seu texto. Exatamente. Sua "majestade", o título.
Se o seu título não chamar a atenção, ele irá para o artigo seguinte. E, depois, para o seguinte. E o seguinte. Diversas letrinhas sem significado deslizam durante a rolagem de tela sem que nenhuma palavra o cative. E tudo o que ele quer é isso!
Por fim, deixou de ler todas as coisas importantes que você escreveu. E passa adiante, clicando no índice de outro blogueiro de quem assina o feed.
Lembre-se, o seu título, além de dizer do que se trata o artigo deve ser chamativo de maneira a capturar a atenção do seu leitor de feed para que ele pare os dois segundos necessários para, a seguir, ser fisgado por seu excelente e hipnótico primeiro parágrafo.
Se ele chega clicando em um link
Há dois aspectos que você precisa entender aqui.
1. Quando você faz links para outros artigos de seu próprio site: veja o link como um novo título para a página de destino. Às vezes vale a pena repetir o título original. Às vezes, dependendo do contexto, é melhor usar uma outra forma de escrevê-lo.
2. Quando alguém faz um link para seu site ou para um artigo seu: aí você não tem controle mesmo a não ser que seja chato a ponto de dizer: ei, fulano, você poderia fazer esse link de outro jeito? Cavalo dado não se olha os dentes. Sempre vai acontecer de alguém, na maior das boas vontades, fazer um link do tipo “clique aqui”, como se a sua página ou site se chamasse “clique aqui”. Calminha, se você caprichou em seus próprios títulos você vai sobreviver e ganhar fiéis leitores.
Quero novamente enfatizar de que considero o link uma espécie de título para a página que estou linkando. Assim tomo especial cuidado para que o link seja explicativo e não seja desabonador para quem recebe a gentileza.
Se o leitor chega digitando a URL no navegador
Se o leitor chega em seu blog digitando a URL no navegador, não quer dizer que ele não seja leitor do seu feed ou que não tenha o seu site/blog em seus favoritos. Nem o oposto.
Mas óbviamente ele já gosta de você a ponto de se dar ao enorme trabalho de digitar www etcétera e tal no campo do endereço.
Porém, se ele encontra um título pouco atraente, logo na primeira página, ainda que seja novidade, talvez ele não se sinta tão estimulado a prosseguir a leitura. Lembre-se, um relacionamento de longa duração é aquele que mais exige cuidados.
Não permita que um detalhe bobo (bobo?), como as primeiras quatro ou cinco palavras que seu visitante verá, estrague algo assim.
Mostre seu potencial de sedução, faça seu título com muito cuidado e carinho, e verás o que um bom título é capaz de fazer!
Espero que tenha gostado!
0 Comentários:
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO