Como falar em Público


Saber falar bem em público é fundamental

Medo de falar em público é um fator comum de stress para a maioria das pessoas, que por vezes fazem quase o impossível para evitar ficar nesta situação. Mas mesmo que trabalhemos sozinhos, é necessário falar em público para resolver os problemas ou pedir ajuda.

Se quiser ir mais longe na sua carreira e ter uma função de gestão e liderança, terá de falar em público frequentemente para pequenos grupos ou grandes audiências, para ter sucesso na sua função.

Aprender a como falar em público

A primeira coisa que precisamos saber é que aprender como falar em público não é uma tarefa impossível para quase todos seres humanos. A verdade é que é uma característica que pode ser trabalhada, com maior ou menor dificuldade e ser dominada por todos. Haverá sempre pessoas que são melhores do que outras, como em qualquer atividade, mas não é impossível para ninguém conseguir aprender como falar em público corretamente.

Um dos erros mais comuns é precisamente o da comparação com oradores que são brilhantes. São pessoas que sabem como falar em público de uma forma natural, que transparecem calma, alegria e que nos podem deixar com a auto-estima em baixo se nos compararmos com eles. Mas se pensarmos sempre assim, então não iremos fazer nada na vida, porque há sempre alguém que é muito melhor do que nós em uma determinada área profissional ou social.

Portanto, foque-se em ser razoável, porque assim conseguirá afastar os medos de falar em público. Se quiser melhorar a partir daí, então terá que treinar mais e conseguirá atingir um nível mais avançado.

Normalmente, estes oradores profissionais são pessoas que têm milhares de horas de treino e de prática, mesmo assim pode apostar que no início a sua qualidade não era a que demonstram na atualidade. Por isso a regra é, praticar com mais frequência que puder.

Quando for falar em público, simplifique!

Outro dos pensamentos errados que temos é pensar que é necessário ser uma enciclopédia ambulante para saber como falar bem em público. Nada mais errado do que isso… Terá obviamente de saber o que esta falando, de preferência melhor do que a sua audiência, mas não necessita de pesquisar horas e horas pelo material para falar, porque senão acaba se tornando demasiado, extenso e aborrecido. Procure tornar a informação o mais simples possível, para atingir o maior número de pessoas. Obviamente que isto não se aplica a apresentações formais e acadêmicas que tem mesmo de ser extensas e aborrecidas…

Não é necessário agradar a todos

Por melhor que seja o orador, é impossível agradar a todas as pessoas da audiência. Há sempre aquele que vai embora mais cedo, ou o que dorme em meio a apresentação, o que não se agradou da forma como decorreu a apresentação. Não deve cair no erro de apenas falar em público com o propósito de agradar a todas as pessoas.

O propósito de falar em público é passar a sua visão sobre determinado assunto, mesmo que seja contrário a algumas pessoas que estão a ouvi-lo. Mesmo em situações onde você tem que vender um produto ou uma idéia, nunca conseguirá a unânimidade.

Basta ver o exemplo na política, onde estão algumas das pessoas que melhor sabem como falar em público. Nunca houve nenhum político, por mais brilhante que fosse, que conseguisse ganhar as eleições com 100% de votos a favor e nenhum voto contra.

Usar o bom humor em público e ser Humilde

Todos os oradores tem estilos diferentes, mas existem dois fatores importantes quando se faz uma apresentação em público. O humor e a humildade.

O humor é de explicação óbvia, porque todos nós gostamos de ser entretidos por alguém e rir é um dos melhores remédios. Tem apenas que ter cuidado para não sair do foco e tentar impressionar com argumentos que não domina. Se não costuma contar piadas em privado, provavelmente não será bem sucedido em público. Use o humor que costuma usar quando está com os seus amigos.

Ser humilde significa que não deve tentar aparentar ser uma pessoa perfeita (porque não existem). Conheça as suas limitações, faça humor com as suas fraquezas (desde que não o deixe desconfortável). Isto fará com que se crie um laço com a audiência que será benéfico para a sua apresentação.

Aqui ficaram algumas dicas para o ajudar a perder o medo de falar em público, mas sem dúvida que a melhor forma de aprender é, conforme já foi citado, treinar em todas as oportunidades.

Em casa, quando estiver com familiares, tome a palavra e converse sobre algo que lhe queira transmitir. Quando estiver com amigos, pode também fazer uma apresentação espontânea sobre como foi o seu dia, ou qualquer outro assunto que ache que pode ser interessante para eles. Leia as notícias regularmente para ter sempre um assunto interessante para falar.

Se quiser ir mais longe e aprender mais a sério, tire um curso profissional que ensina como falar em público. O importante é praticar em todas as oportunidades que encontrar.

Não sou nenhum expert nisso, digo pois tenho minhas dificuldades também sobre o assunto, e realmente espero que essas dicas possam ajudar você!

Grande Abraço.

1 Comentário:

www.blogpompeu.blogspot.com disse:

Tenho alguma experiência com palestras e realmente no início dá aquele friozinho na barriga.Mas o importante é ter conhecimento do que vai dizer e se preparar com alguma antecedência.Isto dá uma certa tranquilidade,mesmo assim agente acaba mudando tudo que planejou.Suas dicas foram interessantes.Abraços.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!