Embora o bom mentiroso consiga esconder suas atitudes, existem diversos sinais de sua dissimulação que podem ser captados através de uma série de movimentos de seu corpo. Por meio da observação de gestos, posturas e expressões faciais.
Normalmente o "mentiroso" tende a se retrair ao contar uma mentira, encolhendo braços, pernas e ocupando "pouco espaço".
Olhos
Normalmente o "mentiroso" evita contato visual com o interlocutor. Entretanto algumas vezes as pessoas podem fazer isso para lembrar-se de um fato.
Rosto
Muitas vezes as pessoas usam as mãos para esconder o rosto, cobrindo a boca ou coçando o nariz ao falar. Os movimentos faciais do mentiroso limitam-se a região da boca e não envolvem todo o rosto.
Linguagem Verbal
Aqueles que mentem tendem a colocar pouca ênfase no que estão dizendo, diminuindo a expressividade e a oratória. Muitas vezes o mentiroso coloca detalhes na história afim de torná-la convincente, e especialmente porque os silêncios são incômodos para quem está mentindo.
As mentiras soaram mais naturais se não forem ditas, más ficam implícitas na conversa. Se a pessoa não faz uma afirmação, mas a induz, há uma chance que essa conclusão seja falsa.
O mentiroso tende a usar suas palavras ao responder suas perguntas, por exemplo ao ser perguntado se "Você quebrou o Jarro da sala?" A resposta seria: "Não, não quebrei o jarro da sala".
Emoção
As demonstrações de emoção são mais prolongadas ou curtas que o normal, normalmente há mudanças bruscas de humor.
Assunto
O mentiroso exibirá certo relaxamento se mudarmos de assunto subitamente, uma pessoa dizendo a verdade tende a responder ficando um pouco mais tensa, pois pode não compreender a mudança. Responder com humor ou sarcasmo muitas vezes mascara um assunto incomodo.
0 Comentários:
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO