Origem das Expressões


- Amor Platônico –

Platão era aluno de Sócrates. Tentando entender o motivo pelo qual seu grande mestre havia se matado, ele propõe a existência de dois mundos: Um chamado mundo sensível, aquele que você percebe com os cinco sentidos, e outro chamado mundo inteligível, que você só pode perceber com a inteligência, a mente. O mundo sensível é apenas um reflexo do que há de bom no mundo inteligível. Por exemplo, o amor perfeito só existe na mente das pessoas, mas o amor real (que se toca, se vive) pode ter falhas. Por isso, quem não vive o amor real, fica só na imaginação, vive um Amor Platônico.

- Pessoa Maquiavélica –

Nicolau Maquiavel foi um importante autor do século XV. Entre suas obras, encontra-se um livro chamado "O Príncipe", uma espécie de manual de como um governante pode controlar o povo. A principal característica do livro era "O fim justifica os meios"; ou seja, se seu objetivo é bom, não há problema em fazer coisas más para concretizá-lo. Por exemplo, matar pode ser errado, mas matar um assassino com o objetivo de salvar várias outras vidas, seria justificável. Maquiavel gera duas expressões: "Pessoa Maquiavélica", que significa "sem escrúpulos", e "plano maquiavélico", que significa "aquele que não falha nunca".

- Erro Crasso –

Em Roma, durante certa época, havia o Triunvirato: o poder dos generais era dividido por três pessoas. No primeiro destes Triunviratos, tínhamos Caio Júlio, que se tornará Júlio César. Ele tinha como concorrentes ao poder duas pessoas, Pompeu e Crasso. Este último foi incumbido de atacar um pequeno povo chamado Partos. Confiante em sua vitória, resolveu abandonar todas as formações e técnicas romanas e simplesmente atacar. Ainda por cima, escolheu um caminho estreito e de pouca visibilidade. Os partos, mesmo em menor número, conseguiram vencer os romanos, sendo o general que liderava as tropas um dos primeiros que caíram. Desde então, sempre que alguém tem tudo para acertar, mas consegue fazer um erro estúpido, chamamos de "Erro Crasso".

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!