Manias, quais são as suas ?

Independente de sexo, classe social e faixa etária, todo mundo tem suas manias. Podem ser manias secretas ou mesmo aquelas que somos tomados por uma força que nos faz torná-las públicas. Existem aquelas que podem prejudicar o nosso dia-a-dia e outras que simplesmente satisfazem uma necessidade incontrolável e que nos trazem bem -estar. Mas há também aquelas que podem trazer transtornos para a nossa vida, como arrancar os cabelos, entrar em pânico ao sair de casa e que merecem a orientação de um especialista.
Pesquisas revelam que duas em cada 100 pessoas adquiriram manias durante a sua existência. Há uma lista interminável de atividades que uma pessoa desenvolve no seu dia-a-dia e, muitas vezes, nem percebe que são manias que apenas produzem sensação de conforto. Entre as mais comuns estão a mania de limpeza, de voltar para verificar o fechamento da porta ou do gás, de contar objetos, lavar as mãos a toda hora, tomar vários banhos por dia, questionar uma informação repetidamente para ver se está correta, executar minuciosamente uma série pré-programada de atos para evitar que aconteça algum mal, contar ou falar silenciosamente, não conseguir evitar pensamentos ruins ou que não façam o menor sentido, pisar em algumas partes da calçada e pular outras, esbarrar de um lado e querer esbarrar do outro, tiques nervosos no rosto ou nos braços.
Desde que esses hábitos não comprometam a vida das pessoas, ter manias pode até ser saudável. Mas quando essas atitudes começam a incomodar os outros, o que podemos fazer para não tumultuar os relacionamentos devido a esses atos, muitas vezes, impulsivos?
O primeiro passo é descobrir quais são as essas manias. Esteja atenta às atividades exercidas durante o dia, verifique o que é realizado repetidas vezes e avalie a necessidade dessas atitudes em todas as ocasiões que for executá-las. Em seguida, registre em quais momentos há a manifestação dessas atividades. Como o ato de lavar as mãos inúmeras vezes por dia, por exemplo. Faça o seguinte exercício: Pare! Preste atenção e pergunte a você mesma: preciso lavar as mãos nesse exato momento? Espere a resposta interior e reflita antes de pegar o sabonete.
É muito comum em pessoas excessivamente organizadas na execução das tarefas diárias adotar várias manias, trazendo até o estresse para a sua vida, quando aquela atividade não é realizada naquele horário ou local de sempre. Mude o seu dia-a-dia da seguinte forma: escove os dentes com a mão esquerda, se você for destro; entre pela porta de casa de costas; almoce às 13h e não ao meio-dia como de costume; invista em novas atividades e situações que possam descaracterizar a rotina diária. Dessa forma, a mente será exercitada para incluir outras atividades importantes no dia-a-dia, que poderão sobrepor as manias.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!