O lado antissocial das mídias sociais

Artista passará um mês em uma vitrine, comunicando-se apenas através do computador. A idéia é questionar o impacto da tecnologia nas relações humanas.

Até que ponto as mídias sociais estão afetando a maneira com a qual nos comunicamos?

Esta foi a questão que a americana Cristin Norine quis explorar quando decidiu se isolar por 30 dias na vitrine de uma galeria em Portland, Oregon.

Até o dia 1 de dezembro, todas as ações de Norine serão visíveis ao público, mas a única comunicação que ela terá com o mundo será através da tecnologia.

A idéia por trás do “isolamento público” de Cristin é analisar o futuro da comunicação “analógica” em meio à digitalização das relações humanas. Da residência de vidro, onde dispõe de alguns móveis e aparelhos de ginástica, Cristin utiliza apenas mídias como o twitter, facebook e um blog para se comunicar.

O “Public Isolation Project” (Projeto de Isolamento Público) é resultado de uma parceria entre Norine e Josh Elliot — que está desenvolvendo um documentário sobre a experiência. Ao filmar tanto o confinamento de Cristin quanto as reações dos espectadores, Elliot procura incitar uma reflexão sobre a perda da privacidade na era da internet. Os dois, contudo, afirmam não se tratar de um manifesto contra a tecnologia, e sim uma reflexão.

“Estamos acessíveis 24 horas por dia”, declarou Elliot. “Com um celular no bolso, você pode receber mensagens ou ligações a qualquer momento. Com o Facebook, você está atualizando o tempo todo. Você tem amigos no Facebook que nunca conheceu, e eles sabem mais sobre o que está acontecendo na sua vida do que sua mãe que não está no Facebook”.

Durante o confinamento, Norine mantém um blog, no qual fala sobre a experiência e posta fotos tiradas de dentro do ambiente de vidro. Seus relatos muitas vezes transparecem desânimo e cansaço, mas também entusiasmo com a experiência e a interação dos espectadores. Com apenas mais de uma semana pela frente, Norine diz ansiar por interação humana, uma bela refeição e música ao vivo.

via: Opinião e Notícia. video: CNN.

1 Comentário:

Yolanda Hollaender disse:

Acredito que será uma experiência cansativa, podendo causar até depressão...
A vida lá fora, por mais transtornos que possa causar, é mais bonita.
Acompanharei as notícias até o final do desafio.
Obrigada por compartilhar!
Abraços,
Yolanda

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!