Quem inventou o pebolim?

Há controvérsias sobre a história do pebolim. Uns dizem que a origem é espanhola enquanto outros afirmam que foi um alemão quem inventou o esporte.

A versão espanhola sustenta que o “pai” do pebolim foi Alejandro Campos Ramirez e que o esporte surgiu em 1936, em meio à Guerra Civil Espanhola. Aos 18 anos e após ser ferido por uma bomba, Alejandro foi internado em um hospital na cidade de Montserrat. Nesse hospital havia muitos feridos de guerra e crianças que tinham perdido as pernas.

Alejandro era louco por futebol e tênis de mesa e resolveu unir os dois esportes . Dessa maneira ele criou o “futebol de mesa” e no Natal daquele ano presentou as crianças internadas no hospital com a primeira mesa de pebolim. Mais tarde Alejandro adotou o sobrenome Finisterre “roubado” da cidade onde nasceu.

Já os alemães sustentam que Broto Wachter é o inventor do pebolim – Wachter teria comercializado a primeira mesa de pebolim em 1930. Na mesa de Wachter tudo era de madeira – as barras, a bola e os jogadores que não eram bonecos e sim pequenos retângulos. Atrás do gol, ficava um saco para não deixar as bolas caírem. Só para comparar, hoje os jogadores são de plástico e as mesas mais iradas têm barras de titânio e até placar eletrônico!

No Brasil, o esporte chegou na década de 1950, provavelmente trazido por imigrantes espanhóis. A primeira organização oficial no Brasil, porém, é muito recente e foi criada em 2007 – ABP (Associação Brasileira de Pebolim).
Em 2008 foram organizados os primeiros campeonatos estaduais e o primeiro campeonato brasileiro. Ainda em 2008 o Brasil filiou-se à ITSF (Federação Internacional de Futebol de Mesa). Em 2009, oito competidores brasileiros disputaram a Copa do Mundo de Pebolim, realizada em Nantes, na França.

Difícil mesmo é definir um nome único para o jogo: em São Paulo, o jogo é chamado de pebolim. No Rio Grande do Sul, de fla-flu. No Rio de Janeiro e em outros estados, é o famoso totó. No resto do mundo, é a mesma confusão: nos Estados Unidos, o esporte é chamado foosball. Na Espanha, futbolín. Na Argentina, metegol. E em Portugal, matraquilhos. Nos EUA existe um campeonato onde encontra-se participantes de todo o mundo, pagando até 130 mil dólares em prêmios. O Brasil nunca venceu um desses grandes torneios internacionais. No futebol de pauzinhos, quem dá a bola são Estados Unidos, Alemanha, França e Japão.

via: HSW.

1 Comentário:

Anônimo disse:

Quem inventou eu não sei mas só que, clube que não tem isso não é clube!

Pebolim... quem não gosta?

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!