Como o cacto sobrevive no deserto?

Por meio de um inteligente conjunto de adaptações que desenvolveu ao longo de sua evolução. Há dezenas de espécies diferentes, com alguns "espinhões" chegando a medir quase 20 metros de altura, enquanto outros não passam de 1 centímetro. Os cactos também têm flores, e alguns dão até frutos comestíveis, como o figo-da-índia, que, apesar do nome, nasce de uma variedade tipicamente mexicana.

Veja como os cactos conseguem passar meses sem chuva:

GORDINHO SAUDÁVEL
Alguns cactos ainda foram além nas artimanhas para sobreviver. Os simpáticos cactos em formato de bola chegaram ao desenho perfeito: combinam a maior capacidade de armazenamento com a menor superfície exposta, podendo guardar muita água e sofrer a mínima transpiração possível.

OURIÇO VERDE
Em geral, as folhas são a área em que uma planta mais perde água. Como não podem se dar a esse luxo, em vez de folhas os cactos têm estruturas modificadas, os espinhos. A pele espinhosa ainda ajuda na proteção contra animais à procura de um golinho d’água na polpa do cacto.

PAU-DE-SEBO
O caule de muitas espécies é revestido de um tipo especial de cera. Essa cera faz com que a água da transpiração da planta não se espalhe demais e evapore - ao contrário, as gotinhas escorrem para o solo, onde são reabsorvidas pelas raízes.

CANTIL NATURAL
As células do córtex, no caule, são adaptadas com paredes flexíveis. Em épocas de chuva, dilatam para armazenar bastante água; quando surge a seca, elas murcham, doando água para que outras células importantes, como as que fazem fotossíntese, possam sobreviver.

PAPA-TUDO
É tão raro chover no deserto que, quando isso acontece, os cactos precisam pegar o máximo de água, o mais rápido possível, antes que ela evapore. Para isso, contam com um emaranhado de raízes que ficam próximas à superfície e se estendem por uma área bem grande.

via: mundoestranho.

2 Comentários:

Unknown disse:

A Natureza é mesmo fantastica.
Excelente post,
Vitor.

Danilo Ramos disse:

legal, parece impossível haver vida no deserto mas o cacto prova que é possivel, mas da onde ele tira essa agua? deve ter raizes muito profundas pra encontrar.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!