O que é legal e o que é moral - Ética na Blogosfera

- Legal:
Adjetivo: (interessante, agradável).

- Moral:
“A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais.”

Após este breve resumo dos dois conceitos, venho enfatizar essa questão do: - "O que é legal e o que é moral" dentro de uma problemática que tem atingido muitos blogueiros e webmasters, que é a falta de ética e o plágio.

Infelizmente na blogosfera temos sofrido constantemente com esse assunto, talvez devido a falta de uma punição severa ou mesmo pela falta de controle na internet.

Muitos blogueiros por ignorância ou por agirem de má fé acabam plagiando artigos de outros sites/blogs e tomando para si a autoria, não dando o respectivo crédito ao original autor.

Isso tem acontecido com muita frequencia, entristecendo os blogueiros que dedicam seu tempo para escrever artigos e melhorar a qualidade do seu blog/site.

Para quem não sabe o plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Fonte: Wikipedia.

No entanto, existem alguns casos em que a obra intelectual que teve a apropriação indevida não se encontra totalmente percepitível, criando a partir disso dúvidas sobre ser plágio ou não.

Muitos blogueiros se inspiram nos artigos alheios, mas uma coisa é se inspirar e outra é copiar a matério do outro blog, com as palavras do autor e etc.

Muitos apenas mudam algumas palavras e isso é errado também, não custa nada colocar o link do post original.

Ética em primeiro lugar!

Não vou generalizar aqui pois sei que não se trata de todos mas, na maioria das vezes os plagiadores são novatos na blogosfera e saem plagiando pensando que ninguém está percebendo por se tratar de um blog novo nem tão conhecido. Infelizmente para vergonha nossa existem também aqueles blogueiros veteranos que usam de má fé para ganharem o prestígio de uma matéria que ganhou muita repercussão e muitas vezes plagiam de blogs não muito conhecidos achando que não serão descobertos, mas não tem jeito, eles acabam sempre sendo desmascarados.

Pessoal, Linkar um blog alheio não dói e é grátis!

Mais vale ser honesto e ter um blog dentro dos costumes, ou seja, na "Moral", do que querer apresentar um blog "Legal" cheio de matérias incríveis mas, todas plagiadas.

Linkar um blog além de ser "Legal e Moral", demonstra acima de tudo respeito pelo trabalho alheio. É possível sim, ter um blog legal e dentro da moral e da ética!

Gostou do post? Então deixe sua opinião.

Siga-me no Twitter e assine o Feed e acompanhe o blog interessantte na íntegra.

3 Comentários:

BLOGZOOM disse:

Sim, respeitar é legal e moral.
Os novatos muitas vezes erram por desconhecerem como proceder. Fica então a dica para eles.

Anônimo disse:

Oi, Ivan, já fale muito sobre isso, inclusive no meu blog. Realmente, é muito chato ver texto da gente zanzando por aí e às vezes, sem indicar a fonte. Já aconteceu comigo algumas vezes. Na boa, eu aviso a pessoa pra, pelo menos, indicar a fonte, mas que essa coisa de plágio é incômoda, ah, isso é mesmo.
Parabéns pela postagem! Muito boa!

Jackie Freitas disse:

Olá Ivan!
Eu acho de extremo mau gosto e uma falta de caráter sem tamanho uma pessoa se apropriar dos sentimentos de outras pessoas. Sim, porque quando se plagia não apenas copia o texto, mas assume os sentimentos de outro para si. Espero que um dia essa consciência chegue em quem comete esse tipo de ato e que as pessoas comecem a exercitar a leitura e a capacidade própria de raciocínio. Plágio não é legal! É totalmente imoral!
Parabéns pelo texto!
Grande beijo,
Jackie

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!