Como diferenciar Mídia social de Rede social

Qual a diferença entre esses dois conceitos? Seriam a mesma coisa?

Muitas pessoas possuem dificuldade para diferenciar uma rede social de uma mídia social, além disso, as pessoas já ligam redes sociais com internet, o que é um equivoco, pois as redes sociais existem mesmo antes do advento da internet. A internet só fortaleceu os laços fracos entre as pessoas que fazem parte de uma rede.

Vamos agora compreender a diferença destes termos e sobre o porque é importante respeitá-los.

• Rede Social

Rede social é uma comunidade ou rede de pessoas que não está limitada a uma estrutura ou meio (ou mídia). É um grupo de pessoas que compartilham um único interesse (Pode ser um produto, gosto, famoso, amigo e outros). É interessante ver nesta perspectiva porque nós podemos fazer um marketing para uma rede social, algo mais amplo. Um exemplo? Um grupo de evangélicos. Então indiferente do meio, mídia ou estrutura nós criaríamos um plano sobre como alcançar tal comunidade para vender nossos produtos, serviços ou idéias.

• Mídia Social

Mídia do Latim é Meio. Juntando as duas palavras daria Meio Social, isto é, um meio onde uma determinada Rede Social utiliza para se comunicar. Vamos pegar o nosso exemplo “Um grupo de evangélicos” e sondar os meios que eles usam para se comunicar… Facebook? Orkut? Fóruns? Celulares? Twitter? Ning? Bem, tudo isto neste conceito são Mídias Sociais.

Redes são sempre pessoas interagindo, não ferramentas. Facebook não é rede social é uma Mídia pois ele é um meio para as pessoas de um determinado grupo interagirem.

Como se percebe o conceito de “Rede Social” se refere a uma comunidade e a “Mídia Social” a um meio (uma ferramenta para se comunicar).

Outros estudos apontam Facebook, Twitter e Orkut como DMC - “Digital Media Collaboration” ou seja para se referir às Mídias Digitais de Colaboração.

Esses termos tem enlouquecido muitas pessoas, principalmente com as tentativas de mudança dos mesmos.

Talvez essa mudança seja difícil… Mas para um profissional é importantíssimo saber os significados dos termos que fazem parte de suas atividades e admitir os equívocos obtidos através de outras pessoas. É claro que uma mudança repentina não é o melhor a ser feito, porque o mercado já tomou isso como uma verdade. E o que você acha? Podemos utilizar um outro termo para mídias como o Facebook, Orkut e Twitter?

Receba mais matérias no seu E-mail e siga-me no Twitter.

Post Original: Rodrigo Piris.

3 Comentários:

Thiago Blauth Ferreira disse:

Não, acho que esses termos são os corretos e devem ser mantidos, agora se uma mentira vai se tornar realidade dai é outra história, acho que nós profissionais da web podemos fazer muito para que esse equivoco se desfaça, como exemplo esse post esclarecendo.


Luz na mente e Paz no coração.

Cecília disse:

Ivan,gostei do esclarecimento.Eu não sabia a diferença entre os dois.
Bjos

BLOGZOOM disse:

Eu fazia idéia, porque rede e mídia são ideias distintas, porem vc explicou muito bem para não haver duvidas.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!