Bactéria resistente a antibióticos preocupa cientistas

Uma nova linhagem de bactéria que vem se espalhando rapidamente e tem se mostrado resistente à maioria dos antibióticos está deixando a comunidade médica do mundo inteiro em alerta, anunciaram os cientistas num artigo publicado na revista "Lancet" nesta quarta-feira.

A bactéria mutante, que seria uma forma mais resistente da E.coli, pode levar à morte por pneumonias e infecções urinárias e seria contraída pela água. Os primeiros casos surgiram na Índia e no Paquistão e chegaram ao Reino Unido através de ingleses que foram à Índia para se submeterem a cirurgias estéticas e tratamentos médicos. O temor é que agora ela se espalhe pelo mundo.

A bactéria mutante tem uma enzima chamada de New Delhi-Metallo-1 ou simplesmente NDM-1, produzida por um novo gene que confere altíssimo nível de resistência aos antibióticos. Em três anos, explicou o professor Tim Walsh, da Universidade de Cardiff, o descobridor do gene, a prevalência da bactéria era de apenas de 1% a 3% dos pacientes com infecções enterobacterianas na Índia.

- É incrível como a expansão da bactéria foi rápida, graças à globalização e ao turismo médico - explica Walsh. O gene agora pode chegar a qualquer lugar rapidamente.

Walsh disse que não é possível prever a prevalência da bactéria no Reino Unido, mas a Agência de Proteção à Saúde do país lançou um alerta aos médicos. O grande temor é a falta de medicamentos que possam combatê-la. Segundo os cientistas, mesmo que se comece a investir agora em novos antiobióticos, eles não estarão disponíveis rapidamente.

- Temos um prazo de 10 anos para desenvolver um medicamento capaz de tratar esse tipo de infecção. É a primeira vez que chegamos a um estágio tão ameaçador com este tipo de bactéria.

Essa bactéria causa infecções em feridas e outras vezes pneumonias, um vasto leque de infecções que afetam principalmente pessoas mais vulneráveis, que já estejam doentes.

A NDM-1 também já foi detectada na Austrália, Canadá, Holanda, Estados Unidos e Suécia.

Fonte: O Globo & Euronews.

1 Comentário:

Compulsivo disse:

Complexa essa situação, parece que essas pragas não tem fim, antes era a tal de H1N1 agora essa bactéria mutante.

Se o fim do mundo não for em 2012 pelo menos está perto.

Ótima Notícia!

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!