Comer menos sal pode ser tão bom quanto parar de fumar


Comer menos sal pode ser tão bom quanto parar de fumar, aponta pesquisa


Se os americanos reduzissem seu consumo de sal em apenas meia colher de chá por dia, haveria 92 mil mortes a menos, e 99 mil ataques cardíacos seriam evitados, assim como 66 mil derrames – um benefício tão grande quando a cessação do tabagismo –, segundo levantamento publicado este mês no New England Journal of Medicine.


Usando um modelo de computador com dados clínicos reais, pesquisadores descobriram que a redução de três gramas – o equivalente a meia colher de chá – na ingestão de sal de cada americano não seria o suficiente para que eles alcançassem a quantidade diária recomendada pelos especialistas, que é de 3,7 g para grupos de risco, e de 5,8 g para os outros – a média nos EUA é de 10,4 g para homens e 7,3 g para mulheres. Mas, ainda assim, traria benefícios consideráveis para a saúde cardíaca da população – comparáveis a reduções do tabagismo, da obesidade e nos níveis de colesterol.


De acordo com os especialistas, as pessoas comuns não precisam fazer muita coisa para que isso se torne realidade. Eles destacam que a forma mais eficaz de reduzir a ingestão de sal seria agir nos produtores de alimentos, pois, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, 77% do sal consumido no país é proveniente dos alimentos processados, com apenas 6% sendo colocado à mesa, e 5% durante o cozimento. Por isso, os especialistas defendem a adoção de leis restringindo o uso de sal nas indústrias alimentícias.

6 Comentários:

concentrado disse:

Vou começar a rever meus conceitos sobre minha alimentação, já que eu coloco muito sal na minha comida.

LISON disse:

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amigo Ivan, o seu texto nos traz esclarecimentos indispensáveis para uma longa vida. Os números são impressionantes. Alem de educativo é consciencioso!
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços,
LISON.

BLOGZOOM disse:

Excelente dica. Eu prefiro sal a doce, tenho hábito de colocar um pouco mais de sal pq vivo de pressão baixa. Mas um dia ela pode mudar... e no calor o sal não combina, ao contrário, colabora a inchar.

Bjs

Leila Franca disse:

Olá Ivan,

Para os americanos deve ser um problema porque eles têm hábito de comer em restaurante e quase não cozinham em casa. Pra gente, que de fato faz a comida, é mais fácil. Para substituir o sal basta colocar bastante alho na comida pois o alho dá a sensação de salgado à comida.

Aqui em casa uso pouquíssimo sal e muito alho em tudo. Já desacostumei de comer coisas salgadas com sal.

bjs

Sandra Faria Vieira disse:
Este comentário foi removido pelo autor.
blogpompeu.blogpost.com disse:

Ei,Ivan
Colocar um pouco de limão na carne, ajuda a substituir o sal.
Abraços

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!