Parentes de Bin Laden vivem em lugar secreto

Parentes de Bin Laden vivem em lugar secreto no Irã


Alguns dos parentes mais próximos do principal líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, vivem em um lugar secreto no Irã, informou o jornal britânico The Times nesta quarta-feira (23).

O grupo inclui uma mulher dele e filhos que desapareceram do refúgio afegão de Bin Laden na época dos ataques de 11 de Setembro contra os Estados Unidos em 2001, segundo o jornal.

Outros parentes, segundo o jornal, descobriram no mês passado que o grupo, que inclui uma das mulheres de Bin Laden, seis de seus filhos e 11 netos, está sendo mantido em um local de alta segurança fora de Teerã nos últimos oito anos.


Omar, filho de Osama bin Laden, e sua mulher, Jane Felix-Brown, dão entrevista no Egito, em 2008 (Foto: AP)

O Times citou Omar bin Laden, 29 anos, um dos filhos mais velhos do líder da Al Qaeda, dizendo que não tinha idéia de que seus irmãos e irmãs ainda estavam vivos até eles ligarem para ele em novembro.

Eles disseram a Omar que deixaram o Afeganistão horas antes dos ataques de 11 de Setembro e caminharam até a fronteira do Irã.

O grupo foi levado a um local cercado nos arredores de Teerã, onde guardas disseram que eles não estavam autorizados a sair "por sua própria segurança".

Uma das crianças, uma filha chamada Iman, escapou recentemente durante uma rara viagem deles fora da residência e chegou até a embaixada da Arábia Saudita. Atualmente, ela vive lá enquanto aguarda autorização para deixar o Irã.

Omar bin Laden disse que seus parentes levam uma vida normal, na medida do possível, cozinham, assistem à TV e leem. Eles podem deixar o local raras vezes para fazer compras.

Alguns dos filhos mais velhos do líder da Al Qaeda também acabaram casando e tiveram filhos. Omar afirmou:

- O governo iraniano não sabe o que fazer com esse grupo grande de pessoas que ninguém quer, então eles os mantêm em segurança. Por isso, nós somos tão gratos e agradecemos ao Irã do fundo de nossos corações.

Ele agora espera que a família receba permissão para deixar o Irã e se juntar a sua mãe, irmão e duas irmãs na Síria, ou com ele e sua mulher no Qatar.

Soldados americanos e milícias afegãs lançaram em 2001 uma operação de grande porte nas montanhas de Tora Bora em busca de Bin Laden, nascido na Arábia Saudita. Bin Laden nunca foi encontrado e acredita-se que ainda está escondido na região montanhosa da fronteira do Afeganistão com o Paquistão.


FONTE: Copyright Thomson Reuters 2009

3 Comentários:

Unknown disse:

Olá meu amigo,

Interessante eles deixarem o Afeganistão poucas horas antes dos ataques de 11/09.
Seria premonição? rs*

Desejo a você muita saúde, paz e amor neste natal e que 2010 seja de grandes realizações! Que o melhor desta vida ainda esteja por vir!
Um forte abraço!

Danilo Ramos disse:

Um feliz natal pra você !

Principe Encantado disse:

Deve ser uma vida muito complicada.
Feliz Natal

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!