Guia para iniciantes da comédia stand up


Definição:

Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up').

O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como ingrediente na comédia stand-up. Muitos comediantes trabalham durante anos para lapidar 60 ou 70 minutos de material humorístico, que normalmente executam aos pedaços várias e várias vezes, aperfeiçoando lentamente cada piada com o passar do tempo.

Vamos ao Guia!

1. Figurino

Não preciso nem dizer que na comédia stand up você não usará fantasias, nem disfarces, maquiagem só se for pra corrigir imperfeições do rosto como espinhas, cravos, cicatrizes, etc...

Suas roupas devem ser normais, nada de terno, nem bermuda, casaco ou jaqueta só se fizer frio.

Recomendo calça jeans e uma camiseta combinando com a calça.... Ah claro, não peça a opinião da sua mãe, ela vai te fazer usar uma roupa ridícula.

2. Atuação

Isso é importante, os produtores sempre colocam a droga de um pedestal e uma cadeira, mas isso não serve pra nada, nem pense em sentar naquela cadeira, colocar as mãos nas coxas e falar no microfone ainda no pedestal... você vai ser malhado!

Quer uma dica? Arranque o microfone e chute o pedestal, use a cadeira apenas para dramatizar, ou para descansar um pouquinho... mas atenção! O único tempo que você tem pra descansar é quando a platéia está rindo, sente na cadeira e ria um pouquinho já dando início a sua nova piada/argumentação/história/qualquer coisa, e levante novamente.

3. Segurando o microfone

Sabe aquela linha colorida perto da cabeça do microfone? Ela serve pra indicar onde você deve segurar, SEGURE ALI! Se o microfone for fino, segure bem no meio. A posição do microfone é abaixo da sua boca, não fale com ele na frente da sua boca, você é um comediante e não um rapper. Você deve segurar o microfone como um repórter, observe como eles fazem, é embaixo da boca, EMBAIXO!

Essas 3 dicas são o suficiente... mas se você nunca se apresentou e nem sabe como começar, continue lendo.

TIMIDEZ

Taí um problema sério. A timidez atrapalha muito a vida de qualquer pessoa, principalmente se essa pessoa está na frente de muitas outras. Se você for tímido, procure ajuda psicológica e lembre: Aquelas pessoas provavelmente nunca mais te verão na vida, independentemente do que você faça, esquecerão seu nome na semana seguinte.

ATUALIZAÇÃO

É importante estar atualizado, assista os tele-jornais de todos os canais possíveis, inclusive os locais, faça assinaturas de revistas (menos as eróticas), visite os sites de noticias, preste atenção em todas as conversas (é importante saber do que estão falando), preste atenção em todos os filmes, desenhos, mensagens, propagandas, músicas... enfim, tudo a sua volta, as vezes tem coisas extremamente idiotas escondidas ali, e você poderá satirizá-las no seu show.

COMO COMEÇAR

Lembre-se, você é um comediante (ou deveria ser), você é o cara extravagante, que faz as pessoas rirem. Se você vê um microfone e varias pessoas perto, vá na cara de pau e comece a falar, puxe um assunto relacionado a coisas do local, por exemplo:

No clube: Você pega o microfone e fala algo tipo “Vocês viram o salva-vidas se afogando na piscina?”

Eu vi e não acreditei, como contratam um salva-vidas que não sabe nadar? Que tipo de critério um salva-vidas tem que seguir? Eu não sei nem abrir uma torneira, será que o corpo de bombeiros vai me contratar também?”

“E EU POSSO SER RECONHECIDO ASSIM?”

Sim, pode, pode até arrumar um emprego assim... veja bem, se você for bom, as pessoas vão rir, aplaudir, e isso vai dar um ar muito agradável ao local... se for um local comercial, melhor ainda, pois pode atrair pessoas para o local, e o dono do estabelecimento vai querer que isso aconteça mais vezes, e não se assuste se ele te oferecer um cachê ou te contrate.

Outra dica é entrar para um grupo de teatro, principalmente os de comédia, ganhar experiência com atuação é ótimo para sua carreira de comediante, na verdade, é crucial, é uma das coisas que diferenciam os comediantes. Além disso, você vai estar entrando em contato com um público maior, proponha fazer uma pequena apresentação antes das peças, enquanto eles se arrumam, meditam ou o quer que seja... obviamente você tem que começar a fazer tudo isso antes deles, para terminar antes. É uma boa idéia, você está acrescentando, e está se destacando.

É isso aí Pessoal... Boa sorte!

DEMONSTRAÇÃO:

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!