Conheça o Mundo Geek

Geek é uma gíria que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas por tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro etc.


Os geeks são pessoas com grande conhecimento em alguma área tecnológica, principalmente a informática, mas não são “isolados do mundo” como os nerds, eles saem e se relacionam em vez de ficarem enfiados 24 horas por dia no trabalho.


Sempre quando um computador ou um celular novo é lançado no mercado, assim como novos games, é muito comum já estarem aguardando na fila há dias antes de seu lançamento.


Um Geek pode ser tão inteligente quanto um Nerd, porém, em alguns casos, essa é uma condição adquirida, pois a paixão pelo conhecimento e a avidez pela aprendizagem fazem com que geeks tornem-se especialistas em suas respectivas áreas tecnológicas. Muitos geeks preferem utilizar seus conhecimentos em benefício próprio, pois, geralmente, são muito populares em seus núcleos sociais e por serem exímios articuladores políticos, dominam muitos assuntos para jamais serem excluídos de uma boa conversa, pois adoram um debate erudito.


As características citadas acima podem ser observadas em dois ícones internacionais do mundo dos softwares: Bill Gates e Mark Shuttleworth. Bill Gates, considerado o pai da informática moderna, possui inúmeras características que o estereotipam como um legitimo Nerd, com todas as qualidades e defeitos. Do outro lado Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd e considerado o profeta da nova era de programação, um legítimo geek. O nerd social dos tempos atuais.


Características de um Geek


-Na escola, adora corrigir os professores e colegas;
-Adora computadores e, freqüentemente, são capazes de programá-los;
-Gosta de jogos de computador e videogames;
-Gosta de tudo relacionado à alta tecnologia e gadget;
-Gosta de história, e também de ficção científica/fantasia em filmes, livros e jogos;
-São consumidores potenciais de tecnologia e tudo o que for relacionado, e está antenado aos últimos lançamentos;
-Internauta de carteirinha, passa maior parte do tempo em frente ao computador navegando na internet;
-Tem sede de conhecimento sobre jogos, e quanto mais conhecimento adquire, mais deseja conhecer.
-Adora ler, na maioria das vezes se interessa por assuntos que a maioria não tem interesse ou desconhece;
-Encontra soluções fáceis para as coisas, por ser uma pessoa que sempre está pensando de forma acelerada;
-Tem o pensamento a frente das demais pessoas.


Até alguns anos atrás, uma pessoa que se interessava bastante por tecnologia, computadores, games, RPGs, livros de fantasia e de ficção científica, era chamada de Nerd por causa de seus gostos pessoais. Na maioria do tempo, passava confinada em sua casa pesquisando e aprendendo sobre novas tendências tecnológicas, sem possuir amigos e uma vida social adequada.


Entretanto, com o passar do tempo, cada vez mais as diversas tecnologias começaram a ficar disponíveis para a população como um todo, fazendo com que os Nerds ganhassem mais espaço e voz. Portanto, essas pessoas viciadas em tecnologia começaram a interagir com outras pessoas em geral, desta maneira, ampliando sua vida social.


Logo, o Geek não é nada mais que a definição dada ao Nerd que possui amigos e vida social, em muitos casos sendo bastante conhecidos em blogs, fotologs, fóruns e sites de relacionamento, como o Orkut e o Twitter. Porém, apesar de toda essa popularidade, os Geeks sempre estão atrás das novidades relacionadas ao entretenimento de modo geral, com o intuito de satisfação própria e de mostrar para os amigos Geeks as útlimas novidades.



Tipos de Geeks


-Fãs de computadores: Geeks que sempre necessitam ter os melhores computadores e equipamentos do mercado, que possuem recursos gráficos e processamento de última geração. Normalmente, são aquelas pessoas que compram um IPhone só por causa de suas funcionalidades visuais e avançadas.


-Fãs de games: este grupo é composto por Geeks que sabem tudo sobre os novos games e consoles que estão sendo lançados no mercado. Sempre estão com camisetas do tipo “Mário atrás do armário”, contendo imagens de personagens como o Link (Zelda) e o Snake(Metal Gear).


-Fãs de ficção e fantasia: este é um tipo bastante clássico do Geek, comparecem em encontros sobre Star Wars, sabem jogar um monte de RPGs diferentes e nos finais de semana se vestem como o Frodo ou o Harry Potter.


-Fãs de animes e mangás: este tipo de Geek também é muito comum, quase sempre caracterizado de seus personagens preferidos em eventos de cosplay. Normalmente, sabem tudo sobre um determinado Anime ou Mangá.


-Fãs de séries de televisão: esta é uma nova modalidade de Geek, que consiste de pessoas que sempre estão a par dos últimos capítulos de Heroes ou Lost, e que passam a madrugada acordados esperando que o próximo episódio de House seja colocado para download.


-Fãs de rock e heavy metal: a maioria destes Geeks andam de preto, sempre com uma camiseta de banda. Quando um CD novo é lançado, são os primeiros a comprá-lo. Para eles, não existe um meio termo, ou o álbum ficou maravilhoso, ou a banda se vendeu para o “mainstream”.


Refletindo bem sobre este assunto, é possível afirmar que todos nós somos um pouco Geek, se auto-análise e verá que você tem um gosto para algo que vai além dos limites, algo que te faz ser um Geek.


Se os Geeks não dominarem o mundo, penso que pelo menos eles mostrarão o caminho!


Grande Abraço ;D

4 Comentários:

Marcos Mariano disse:

Ola amigo
vim retribuir a visita
bem legal
to te seguindo tambem
super abraço
e feliz ano novo

Unknown disse:

Olá. Sou teu amigo no DHIIT.

Gostaria de trocar links com vc.
Os meus blogs são o

RENDA WEB (www.rendaweb.net)

MINI SITE FÁCIL (www.sitefacil.org)

KIT RENDA EM CASA (www.rendaweb.net/kitrendaemcasa)

RENDA SOFTWARE (www.rendaweb.net/rendasoftware).

Se vc quiser posso adicionar o teu link nestes meus blogs e vc adiciona os meus links no teu blog.

Aguardo contato, através do email rendaweb@rendaweb.net

Grande abraço e sucesso.

Jairan Lucena

Principe Encantado disse:

Que coisa essa tribo de Geek que carinha chato.
Abraços forte

Anônimo disse:

Incrível parece q vc fez a matéria baseado em mim, kkkkk. Tirando o se fantasiar eu so td o q ta ai. Mto boa a materia. Td d bom pra vc e um ótimo ano novo!

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!