Blogueiro chinês é condenado a 11 anos de prisão

Wikimedia Commons
Senhor Liu: blogueiro pediu democracia e se meteu em apuros

A China condenou a onze anos de prisão o professor de literatura Liu Xiaobo que matinha um blog crítico ao governo local em funcionamento.


Xiaobo foi considerado culpado pelo crime de incitar à rebeldia e a práticas subversivas. Na verdade, o blog do professor servia de ponto de discussão para estratégias da população civil para conseguir mais direitos e pressionar o governo chinês por abertura democrática.


A condenação a onze anos de prisão de Xiaobo recebeu a reprovação da comunidade internacional e é interpretada como um endurecimento do governo local no combate às pressões por abertura política.


Apesar do vigoroso sucesso econômico, a China mantém um rígido controle sobre a circulação de informação no país e um intenso monitoramento sobre o que os chineses fazem na internet, o que inclui filtros e bloqueios a sites considerados "subversivos".


E não é só a China que está “filtrando” a internet. A Austrália aprovou semana passada uma lei que autoriza o governo a ver tudo que todos os internautas estão fazendo e a bloquearem os sites que quiserem.


Espero que essa "opressão" não venha cair sobre nós Brasileiros também, seria a TREVA !

3 Comentários:

Principe Encantado disse:

É amigo lá o buraco é mais embaixo, o coro come mesmo.
Abraços forte

LISON disse:

Saudações!
Excelente Post!

Amigo, o blogueiro, Xiaobo, se meteu numa sinuca de bico... Dizem que blogueiro para aquelas bandas ou anda na linha ou vai para o paredon, se não perder as mãos!
Vamos torcer que a situação seja revertida em favor do, Xiabo.
Parabéns pelo Post!
Abraços,
LISON.

angela disse:

Terrivel essas coisas. Também espero que isso não nos aconteça. Já vivi situações dificeis de censura e é muito ruim.
Um bom ano para você.
beijos

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!