Como se manter Motivado


A motivação é contagiosa. Jamais tento motivar outras pessoas. Só me preocupo em me motivar. Quando estou motivado, as outras pessoas vão perceber meu entusiasmo. Isto é verdade em todas as áreas do ministério. Sua tarefa como líder não é necessariamente dar estímulo a outros. Se você está motivado, seus liderados notarão.

Paulo nos diz: “Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (1 Co 15.58). Nosso objetivo é que toda vez que pregarmos um sermão, cada encontro que dirigirmos, cada aconselhamento que dermos, nos entreguemos plenamente à obra. Sabemos que nada do que fazemos para o Senhor é vão. Aqui vão algumas sugestões de como podemos nos manter motivados.

1. Ponha seus planos no papel. Escreva aquilo que você quer alcançar. Dawson Trotman escreveu: “Os pensamentos ganham corpo quando passam pelos lábios e chegam às pontas dos dedos”. O que você não pode dizer e escrever não fica claro. Se você não escreve, fica vago. (...) Quando colocamos a idéia no papel, liberamos nossa mente para colocar o foco na tarefa a ser realizada.

2. Fracione as grandes tarefas em pequenas etapas. Quando tenho algo para fazer, sempre escrevo as etapas que preciso desenvolver para ver o projeto pronto. Quando preparo um sermão, eu me pergunto: “O que preciso fazer para terminar a mensagem?” Então, escrevo todas as tarefas relacionadas, como seleção dos versículos, estudo, busca de ilustrações, citações e organização do material. Sermões não caem no cérebro automaticamente. Precisamos ir etapa por etapa para desenvolvê-lo.

3. Decida por onde vai começar. Depois de fracionar a tarefa em etapas, pergunte-se pelas necessidades que devem vir primeiro. Se, por exemplo, está preparando um sermão, qual a primeira coisa a fazer? Descobrir a idéia central? Orar? Você precisa ter clareza sobre onde começar.

4. Verifique periodicamente seu progresso. Dê prazos a você mesmo para cada etapa necessária para terminar a tarefa.

5. Comece a tarefa, goste ou não dela. Seja honesto com você mesmo. Geralmente, quando dizemos que não podemos fazer algo, estamos dizendo que não queremos fazê-lo. A maioria das pessoas bem-sucedidas é formada por aqueles que não gostam de fazer o que estão fazendo. Pessoas bem-sucedidas desenvolvem o hábito de fazer coisas que as pessoas mal-sucedidas não gostam de fazer.

6. Lembre-se dos benefícios de terminar a tarefa. Muitas vezes faço isto quando estou preparando um sermão. Tive uma semana pesada e estou cansado. Então, eu me pergunto: “A que isto vai levar?”. Jesus fez isto. A Bíblia diz em Hebreus que Jesus suportou a cruz porque viu a alegria adiante. Muitos de nós não vemos a emoção do que estamos fazendo. Há um pouco de mundanismo nisto porque não fazemos por causa dos resultados. Deus está mudando vidas através de nós. Isto nos mantém motivados.

7. Faça tudo certo desde o início. Mantenha-se ligado. Não perca o ritmo. Brinco um jogo comigo mesmo. É o jogo dos cinco minutos. Quando tenho uma tarefa imensa pela frente, digo a mim mesmo: “Não quero fazer isto, mas só dura cinco minutos”. Sento e logo descubro que não é tão difícil assim.

8. Seja otimista. O otimismo gera energia. Costumo dizer: “Isto é moleza. Em Cristo. Posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece”. O otimismo pode fazer toda a diferença.

9. Crie um ambiente propício para a ação. Crie um lugar em seu escritório ou em sua casa onde você possa reunir todas as ferramentas para a tarefa. Você precisa de um ambiente onde possa pôr o foco da tarefa. Eu limpo a mesa quando vou estudar porque não quero pôr o foco em nada mais.

Talvez você use a sua mesa como se fosse um arquivo, com tudo em cima. Você está fazendo uma coisa e não esquece as outras. Este é o problema. Você se assenta para preparar uma mensagem e vê sua agenda de telefones ou um livro que gostaria de ler e tudo isto lhe desvia da tarefa. O sucesso decorre de pôr o foco em uma coisa de cada vez.


FONTE: Tradução de Rachel Vieira Belo de Azevedo; Revista Enfoque - Edição N.70 - Mai / 2007

1 Comentário:

EntreEmes disse:

Gostei muito das dicas.. já vou seguir algumas e sempre me manter motivada xD

Beijos
Maryy

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!