Além da Razão Humana


Existem coisas que a razão humana não consegue explicar. A prova máxima disso é nossa incapacidade de entender o tempo anterior à origem do Universo, o tempo que antecedeu o mundo físico que conhecemos. Os cientistas tem se empenhado para explicar como tudo teria começado. Criaram até a chamada teoria do BigBang. Mas veja que ela não explica o que havia antes do tal BigBang, antes de o Universo existir. Se assumirmos essa teoria como verdadeira, vem-nos a mente muitas perguntas: O que explodiu? O que havia antes da explosão? Se havia alguma matéria, de onde ela veio? Se houvesse uma escuridão então já havia algo - poderia concluir alguém. Ou não havia nada? Quem sabe existisse um vazio? É......não se sabe.

A nossa razão é incapaz de nos dar essas respostas. Não conseguimos nem imaginar como isso pode ter sido. A única certeza que se tem (e que é científica) é que esse mundo não existiu sempre. Ele teve um começo. Da mesma forma os milagres. Nem todos são cientificamente explicáveis. Isso prova que nem tudo pode ser explicado pela razão humana. E nos faz entender que existem forças superiores a nós, pois só uma inteligência superior poderia nos dar essas respostas. Logo, já que a razão humana não pode explicar tudo, concluí-se que existem coisas que exigem fé. E uma fé para ser autêntica jamais pode contrariar a razão. Mas a fé pode ir além dela. Elas devem caminhar juntas até certo ponto. Quando a razão pára, a fé continua. A Bíblia nos ensina uma fé assim.

E ela nos dá algumas pistas sobre o que havia antes do mundo físico. Ela ensina categoricamente: antes de haver o mundo físico, já existia o "mundo espiritual" (João 17.5). E foi esse "mundo espiritual' que originou o mundo físico que conhecemos. A Bíblia diz isso usando as seguintes palavras:

"No princípio criou Deus os céus e a terra...". Gênesis 1.1 (veja também Hebreus 2.10). Mas de onde veio Deus? A Bíblia nos informa que Deus sempre existiu: "Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Salmos:90:2) E novamente entramos em choque com a nossa limitada razão. Somos incapazes de compreender essa noção de tempo chamada eternidade. E então Deus nos esclarece mais uma vez e nos conforta: Não podemos compreender isso... "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Is:55:8-9).

Veja o quão racional é a fé cristã. E lembre: O fato de Deus ter criado um Universo assim tão grande, é sinal de que Ele não poupou recursos para nos fazer felizes. O Universo não é um grande desperdício de espaço, mas uma grande prova de amor. Aliás um amor assim tão grande é outra coisa que a razão humana não consegue entender... Só podemos aceitá-lo. Aceite para sua vida esse amor de Deus e deixe Jesus acender em seu coração essa maravilhosa fé. Confie em Deus! - o mais Ele fará.

Fonte: El Net

2 Comentários:

Sandra Faria Vieira disse:

Olá Ivan ,fiquei super feliz com a sua visita.e seus posts são realmente interessantes.

Jelcimar Jr. disse:

Muito bom o texto. Parabéns pela postagem. O cristianismo não é só a melhor explicação para a origem, existência e funcionamento do universo, e de todas as coisas; mas o cristianismo bíblico expressa a mais pura verdade, porque a Palavra de Deus é a verdade e a verdade é Jesus Cristo.

Um grande abraço.

Fica com Deus.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!