Terçol : Causas, sintomas e Tratamento


O que é hordéolo ou terçol ?
Um hordéolo, conhecido pelo nome popular de terçol, é infecção das glândulas sebáceas na base das pestanas. Ainda que o terçol não proporcione prejuízo duradouro, ele pode ser bem doloroso.

Causas do hordéolo ou terçol

O terçol é geralmente causado por infecção da bactéria Staphylococcus aureus. Embora terçol seja particularmente comum em crianças pequenas, ele pode acontecer em pessoas de todas as idades. Terçol pode ser desencadeado pelo estresse ou nutrição ruim.
Utilizar a mesma gilete para barbear perto de ambos os olhos e bigode pode ajudar a espalhar a bactéria. O terçol também pode ser secundário, causado por blefarite (inflamação das pálpebras).

Sinais e sintomas do hordéolo ou terçol
Os primeiros sinais de terçol são sensibilidade, dor e vermelhidão na área afetada. Sintomas posteriores incluem coceira, inchaço, olhos lacrimejando, sensibilidade à luz e desconforto ao piscar.
Para evitar esse desagradável incomodo, evite por as suas mãos sujas em seus olhos, ou mesmo expor seus olhos a lugares empoeirados.

Tratamento do hordéolo ou terçol

Ainda que a na maioria dos casos o terçol sare por si mesmo, esse processo pode ser acelerado com a aplicação de compressa quente. Também existe pomada tópica Polysporin para terçol. Com tratamento o terçol geralmente sara em uma semana. Embora o terçol seja tecnicamente uma espinha e possa ser estourado, isso não é recomendado devido à proximidade do olho. Como qualquer infecção deve-se tentar não tocar o terçol.

Profissionais médicos podem algumas vezes lancetar com uma agulha um terçol persistente, ou muito irritante, para acelerar sua drenagem. A expansão do terçol também pode ser combatida com pomada eritromicina oftálmica. O médico também pode receitar Amoxicilina durante uma semana. Se um terçol estourar, deve-se cuidar para limpar a ferida e prevenir uma re-infecção. Lentes de contato nunca devem ser usadas durante o tratamento para terçol. Maquiagem nos olhos também não é recomendada e é importante tomar cuidado para não tocar o terçol.

FONTE: ABC da Saúde.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!