A Bíblia: O Código de Ética Divino


Como havia em Nínive 120 mil homens e mulheres que não sabiam discernir entre a mão direita e a esquerda, da mesma maneira vemos hoje pessoas que não sabem a diferença entre o salgado e doce, entre a luz e as trevas, entre o certo e o errado.A Palavra de Deus esclarece e ilumina os passos daquele que a valoriza. E nela encontramos todas as diretrizes para sermos eticamente correto neste mundo.Abaixo cito 7 áreas de nossa vida onde O Código de Ética Divino nos auxilia poderosamente.

- Conjugal:
Sem o amor e o respeito, de nada vale buscar a felicidade matrimonial no dinheiro, presentes, ou qualquer outro refugio. O dever do homem é amar a sua própria esposa. E o dever da esposa é respeitar o seu marido. (Ef 5.33)

- Finanças:
"Estar devendo" é diferente de "ficar devendo". Estar devendo é dever por um tempo e depois pagar. Ficar devendo é não ter intenção, possibilidade ou vontade de pagar. Estar devendo é algo natural e cotidiano. Ficar devendo também faz parte do dia a dia de muitas pessoas, porém não tem nada de ético, muito menos de "servo de Deus". (Rm 13.8)

- Profissional:
É fato comprovado que quem trabalha com má vontade, trabalha pouco tempo. Mas com boa vontade tudo vai bem. Fazendo tudo bem feito não apenas quando o "chefe" está por perto. (Ef 6.5-8)

- Emocional:
É possível ter ética emocional? Sim, é possível! Mais ainda: É imprescindível! Significa sobrepujar as emoções para tomar decisões imparciais, isentas de interesses. Apenas amando a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, isto é possível. Pois quem assim faz tem domado as suas emoções.

- Liderança:
Aceitar ser subornado, é aceitar que não é líder, e sim uma marionete na mão de pessoas inescrupulosas. Suborno não é apenas presente, muito mais do que isto. Liderar com ética é liderar com justiça, abnegação e integridade. (Sl 15)

- Espiritual:
Nem tudo o que podemos fazer irá nos fazer pessoas melhores. E nem tudo o que podemos fazer nos convêm fazer. Pois o que seria da ética se não houvesse o direito de escolher fazer o que é correto? Assim estamos nós temos o livre arbítrio para escolher, no entanto, decididos a fazer o que é correto. (I Co 6.12; 10.23)

- Intelectual:
A mentira é um tirano cruel, primeiro ela dá a impressão de que está tudo bem, aparenta até mesmo dar liberdade ao mentiroso, depois ela prende e de tal forma que a própria mente fica refém da mentira uma vez confirmada (Ex 20.16). È assim que aprendemos a gostar e não gostar de algo, dizemos uma vez e para não termos de engolir o orgulho confirmamos nela e finalmente acreditamos nela (Sl 15.2-3). A mentira aprisiona o nosso intelecto, nos faz presas de nosso orgulho, receba a verdade e seja livre! (Jo 8.32)

- Ministerial:
O que é um ministério? Para que serve? Para glorificar o nome de Deus, correto? Então veja: se este é o objetivo, então é certo dizer que deve ser realizado da melhor maneira, de forma a "nunca" envergonhar Aquele que deveria ser glorificado. Pois o ministro representa alguém, neste caso o próprio Senhor Jesus Cristo. E se representa Ele, deve tomar as decisões que Ele tomaria. Jesus disse: "O bom pastor dá a vida pelas ovelhas". Jesus é o Bom Pastor. O ministro de Cristo é representante de Cristo. E as suas atitudes devem expressar o amor de Cristo pelas suas ovelhas. Ministério sem amor não é ministério, é fonte de divisão. Ética ministerial se expressa por Mateus 5.48 "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste".

Seja ético em tudo e em tudo será bem sucedido

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!