Transtorno bipolar, Sintomas e Tratamento



O transtorno bipolar é uma forma de disturbio de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase de maniaca ou hipomaniaca, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão de inibição, lentidão para conceber idéias e realizar, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumentes conhecidos como depressão maníaca.
Os sintomas é quando o paciente alterna momentos de depressão e euforia. Nas fases de tristeza, os sintomas são os mesmos da depressão. Nas de euforia, o bipolar costuma apresentar alegria exagerada, hipersexualidade, além de pensamentos fora da realidade. Durante uma crise, o paciente pode ter, por exemplo, graves prejuízos financeiros. O transtorno ataca principalmente adolescentes e adultos jovens, e é incurável. Pode ser controlado, mas os episódios aparecem várias vezes ao longo da vida.
O tratamento: Os remédios clássicos são os chamados estabilizadores de humor. A primeira escolha continua sendo o lítio. Outras opções são valproato, carbamazepina e lamotrigina. A terapia é fundamental, pois os pacientes têm muitos prejuízos na vida social. Actualmente, terapias psicoeducacionais, em que pacientes e seus familiares são instruídos sobre o transtorno, são consideradas altamente efetivas.

2 Comentários:

uma leitora disse:

Olá Ivan.
Vim conhecer seu espaço. Você é um dos seguidores do meu blog e quero agradecer e retribuir. Estou gostando bastante e achei interessante esse seu post.

Me interesso particularmente por ter alguém querido com esse problema e sei o quanto é difícil pra pessoa e pra família. Agora com a terapia (não aceita de início) e medicamentos tá bem melhor.

Bom, vou navegar mais no seu site.

Bjs
Berenice

Simone C. Fernandes disse:

Ivan, se vc ler meu perfil vai notar minha bipolaridade. Convivo com isso desde os cinco anos de idade. Entre revolta e calmaria, hoje me considero controlada, com interação medicamentosa e apoio psicológico. Adorei seu post.

Abçs,

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!