A Parábola do Bom Samaritano

Lucas 10:25 E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Lucas 10:26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?

Lucas 10:27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Lucas 10:28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.

Lucas 10:29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?Lucas 10:30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.

Lucas 10:31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.

Lucas 10:32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.

Lucas 10:33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.

Lucas 10:34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.

Lucas 10:35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.

Lucas 10:36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?

Lucas 10:37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse Jesus: Vai e procede tu de igual modo.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!