Fobias, Sintomas e Tratamento



Sob o ponto de vista clínico as fobias fazem parte do fantasma das doenças de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
São três, os tipos de fobias:
Agorafobia - Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
Fobia Simples - Medo circunscrito diante objetos ou situações concretas.
Os Sintomas são as crises de ansiedade desencadeadas por situações específicas: andar de avião ou de elevador, dirigir, ir a lugares altos, interagir com animais etc.
O Tratamento: A terapia do “enfrentamento”, da linha cognitivo-comportamental, é considerada o tratamento mais eficaz. Consiste em expor o paciente, de forma gradual, às situações que teme.Remédios devem ser ministrados apenas em casos mais graves, quando a ansiedade traz efeitos desagradáveis, como diarréia, ou quando a fobia impede que o paciente realize suas tarefas normais do dia-a-dia.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!