Esquizofrênia, Sintomas e Tratamento


A esquizofrenia é uma doença mental bastante comum em todo o mundo, em que ocorre uma cisão com a realidade, condicionando por isso os pensamentos, o comportamento e a relação do indivíduo com os outros.
Incidência da esquizofrenia: É uma doença que afeta entre 1% a 1,5% da população mundial, afetando igualmente homens e mulheres. A idade da sua manifestação ocorre entre os 15 e os 25 anos para os homens e entre os 25 e 30 anos para as mulheres.
Causas da esquizofrenia?
Não se descobriu ainda uma causa para esta doença. O que se sabe hoje em dia, é que provavelmente a esquizofrenia é uma doença multifatorial, em que estão envolvidos fatores genéticos, neuroquímicos, ambientais e de personalidade.

Sintomas da esquizofrenia?
A esquizofrenia pode manifestar-se de uma forma súbita através de um surto psicótico, ou através de uma forma insidiosa que pode durar meses ou até anos. Quando o seu aparecimento é insidioso, pode muitas vezes passar despercebido para os pais, família, amigos e professores. O seu aparecimento surge normalmente na adolescência, ou início da vida adulta.
Os sintomas podem ser:
Idéias delirantes; Alterações da forma do pensamento; Alucinações; Roubo e divulgação dos pensamentos; Auto-relacionamento; Humor; Isolamento social; Comportamentos bizarros ou inadequados; Desmotivação e desinteresse.
Diagnóstico da esquizofrenia?
Ao contrário de outras doenças orgânicas como, por exemplo, numa infecção urinária em que é possível detectar o agente através de exames laboratoriais e definir logo à partida um tratamento eficaz, na esquizofrenia o diagnóstico é mais complexo e tem que ser feito numa perspectiva longitudinal (ao longo do tempo).O diagnóstico só pode ser feito pelas manifestações clínicas da doença, uma vez que não é possível efectuá-lo através de exames laboratoriais ou imagiológicos (TAC, raios X, RM, etc.).
O papel do doente e da família Deve ser dada toda a informação sobre a doença ao doente esquizofrénico, de uma forma simples e compreensível. O doente com esquizofrenia deverá ter um papel ativo no tratamento e controle da sua doença. Assim, o doente deve seguir os seguintes conselhos:


-Evitar o consumo excessivo de álcool;


-Evitar o abuso de substâncias com drogas psicoactivas;


-Tomar a medicação regularmente;


-Respeitar a medicação prescrita;


-Estar atento aos sinais de suspeita de recaída.


Tratamento: reduzir a gravidade dos sintomas psicóticos, prevenir o reaparecimento dos episódios sintomáticos e a deterioração associada do funcionamento do indivíduo e administrar um apoio que permita ao doente um funcionamento ao máximo nível possível. Os fármacos antipsicóticos, a reabilitação e as atividades com apoio comunitário e a psicoterapia são os três componentes principais do tratamento.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!