PEDOFILIA NÃO! Veja como orientar seus filhos, dicas para sua criança ficar protegida na internet

Mas o que é pedofilia?

Existem várias definições. A psicanálise define a pedofilia como uma perversão sexual. Não é bem uma doença, mas uma parafilia: um distúrbio psíquico que tem como característica a obsessão por práticas sexuais não aceitas pela sociedade, como o sadomasoquismo e o exibicionismo. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a pedofilia como a ocorrência de práticas sexuais entre um indivíduo maior de 16 anos com uma criança na pré-puberdade (13 anos ou menos). A OMS não define a pedofilia como doença e o conceito acaba sendo abrangente: pode explicar desde práticas sádicas com crianças até a contemplação de fotos sensuais de adolescentes de 15 anos.

Pedófilo: A palavra de origem grega, paidóphilos, significa literalmente “amigo da criança”. Conforme o termo, a pedofilia deveria ser apenas um sentimento de amizade de um adulto por um ser humano ainda em formação. Na prática, os pedófilos têm as crianças como objeto do desejo, fonte de prazeres sexuais.

Como distinguir o comportamento das pessoas que estão próximas das crianças?

Mesmo com a divulgação de tantos crimes nos meios de comunicação, ainda é difícil ao leigo identificar o adulto que apresenta o desvio no comportamento sexual. O perigo é que o pedófilo pode ser o professor, o animador de festas, o técnico de futebol, o médico ou qualquer outra pessoa que tem fácil - e justificado - acesso ao universo infantil.

A pedofilia é conceito da área da psiquiatria que define uma perturbação mental no indivíduo. É resultado da história pessoal e de todo um contexto social. Os impulsos sexuais ocorrem de forma repetitiva e intensa durante um período de pelo menos seis meses, implicando geralmente na atividade sexual com uma criança. Esta característica o diferencia do popularmente chamado agressor sexual, que nem sempre é um pedófilo.

O abuso sexual, quando não é praticado por pedófilo, tem a característica de acontecer mais no ambiente doméstico. Normalmente é praticado pelo pai, padrasto, tio, avô ou pessoas próximas à família. Neste caso o agressor pode levar uma vida aparentemente normal. “O agressor sexual jamais se excitaria olhando a foto de uma criança tomando banho numa banheira. O universo psicológico dele envolve a sedução, a submissão daquela criança e pode envolver violência. Já os pedófilos, muitos deles recorrem à antiguidade grega para explicar seu comportamento, lembrando que a iniciação sexual da criança na Grécia era feita por um adulto, que nossas avós e bisavós se casavam aos 12 anos”.

O indivíduo classificado como pedófilo deve ter, no mínimo, 16 anos de idade. O diagnóstico não se aplica quando se trata de um indivíduo no final da adolescência envolvido num relacionamento sexual contínuo com alguém de 12 ou 13 anos. Na classificação por sexo, 98% dos pedófilos são homens e somente 2% são do sexo feminino. Outro dado divulgado é que 95% dos pedófilos são heterossexuais.

O perigo é a maneira dissimulada como se comporta o pedófilo. Eles desenvolvem verdadeiras “técnicas” para obter acesso às crianças. Muitas vezes o investimento começa na conquista da confiança da mãe da criança ou até mesmo no casamento com uma mulher que seja mãe de uma criança atraente. O tráfico de crianças e a adoção também são recursos aplicados, principalmente nos países miseráveis.

Outro alerta é que geralmente o pedófilo busca profissões que possam ter contato íntimo com crianças, como, monitores de acampamentos e clubes de lazer, professores, enfermeiros, médicos e outras. Normalmente ele usa como arma de sedução o suborno material ou afetivo. “O pedófilo tem uma sensibilidade grande em perceber o ponto fraco da sua vítima, explorando a curiosidade infantil e o interesse por atividades lúdicas”.

Tenha muito cuidado com as fotos de seus filhos no orkut. Coloque fotos apenas em que a criança esteja acompanhada de adultos, ou melhor, se quiser mostrar as fotos para parentes e amigos, prefira fazer um fotolog com senha. Assim só quem você permitir poderá ver as fotos.

É bom lembrar que orkut só é permitido para maiores de 18 anos. Mas se você quer permitir que seus filhos usem esse ou outros sites de relacionamento e salas de bate-papo, monitore regularmente. Outros cuidados sugeridos com o orkut de seu filho:
Oriente seus filhos a não adicionar pessoas adultas, que não sejam familiares ou amigas da família.

Cuidado com os fakes de crianças. Repare nas outras crianças que seu filho adiciona. Se não há familiares nas fotos, nos scraps ou nos depoimentos, e os recados são apagados, desconfie.

Atenção com os fakes de personagens infantis. Por trás deles pode esconder-se uma pessoa muito má-intencionada.

Cuidado com os “infantilistas”. São pessoas que têm “fetiche” de ser tratados como crianças. Muitos usam fotos infantis e adicionam crianças. Repare sempre nas comunidades das pessoas que a criança adiciona.

Monitore sempre o histórico de perfis e comunidades que seu filho visitou.
Uma sugestão para maior proteção de seu filho no orkut, coloque no perfil dele o link do seu próprio perfil ou de seu e-mail pessoal, com um aviso de que está monitorando diariamente os contatos de seu filho. Assim os pedófilos saberão que a criança está protegida e terão receio em assediá-la. Isso também facilitaria entrar em contato com você caso alguém queira alertá-lo sobre problemas com o orkut de seu filho.

O orkut criou novas ferramentas que bloqueia o recebimento de recados de desconhecidos e restringe a visualização do álbum de fotos apenas a amigos. Use-a para proteger seus filhos.
Desconfie dos perfis de pessoas adultas que tem a maioria dos amigos crianças. O Orkut é um site de relacionamentos, e por mais que goste de crianças, é estranho um adulto se relacionar apenas com elas.

Não permita que ele use a webcam sem sua presença.
Cuidado com as falsas agências de modelos divulgadas no Orkut. Não envie fotos e dados pessoais de seus filhos para pessoas desconhecidas sem antes pedir-lhes uma referência.

Se seu filho for assediado na Internet, DENUNCIE!

Como denunciar:

Por telefone: Disque 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Discagem gratuita em todo o território nacional.

Polícia: Em caso de flagrante, a polícia deve ser acionada imediatamente.

Conselhos tutelares: Os conselhos tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.

Varas da Infância e Juventude: Em municípios onde não há conselhos tutelares, as Varas da Infância e Juventude podem receber as denúncias.

Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente. Delegacias da Mulher também podem receber queixas.

Pela Internet :

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente http://www.cedeca.org.br/

Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet http://www.censura.com.br/

Departamento da Polícia Federal: aceita denúncia clicando em “fale conosco” em http://www.dpf.gov.br/

CPI da Pedofilia - secsweb@senado.gov.br

Rede Nacional de Direitos Humanos: http://www.rndh.gov.br/

Agência de Notícias dos Direitos da Infância: www.andi.org.br/denuncie

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!